Outro ponto de atrito, além da disputa pela produção e transmissão de conteúdo institucional da Assembléia Legislativa, pode estar surgindo na relação entre a TV Pernambuco, controlada pelo Governo do Estado, e a TV Universitária, ligada à UFPE.

Trata-se dos direitos de transmissão da TV Brasil, do governo federal.

No momento, é a TVU que detém esses direitos no Estado.

Mas, segundo Paulo Jardel, diretor geral do Núcleo de Televisão e Rádio Universitários (NTVRU), a TV Pernambuco também tem interesse de assumir o posto de coligada à TV Brasil.

Jardel informou que, no início do ano, foi consultado pelo jornalista Paulo Markun, diretor da Fundação Padre Anchieta, ligada ao governo de São Paulo, se não haveria interesse por parte da TVU de retransmitir a programação da TV Cultura.

Markun explicou a Jardel que a TV Cultura estaria ficando sem espaço no Estado em virtude da suspensão de acordo com a TV Pernambuco.

Motivo: o governo Eduardo estaria se preparando para inserir a TV Pernambuco na rede pública de televisão do governo federal.

APROVAÇÃO O projeto de lei que cria a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), responsável por gerir a TV Brasil, foi aprovado em sessão tumultuada do Senado Federal na madrugada da quarta (12), em votação simbólica.

A matéria é proveniente da medida provisória 398/07.

Na prática, a TV Brasil já está no ar desde dezembro passado.

PS: Nos últimos dias, o presidente do Detelpe/ TV Pernambuco, Alf, e o diretor geral do NTVRU, Paulo Jardel, têm travado um debate, no Blog, em torno do convênio firmado em dezembro do ano passado entre UFPE/ TVU e Assembléia Legislativa para produção e transmissão de programas de tv da Casa.