Os professores da rede estadual de ensino estão fazendo um protesto na frente da Secretaria de Educação do Estado, na Rua Siqueira Campos, no Centro do Recife.
Além da mobilização pelo piso nacional da categoria de R$ 950, em Pernambuco o protesto também engloba a contratação de professores temporários pelo governo do Estado (a convocação para seleção simplificada foi publicada hoje na imprensa).
Em entrevista à Rádio JC/CBN agora há pouco, Juarez Ribeiro, do Movimento Organizado dos Professores de Pernambuco, disse que o secretário de Educação, Danilo Cabral, está descumprindo determinação do Ministério Público que considera ilegal a contratação de temporários. “Há mais de 2 mil professores concursados aguardando ser chamados”, diz Ribeiro.
O protesto, embora esteja numa via em que circulam mutas linhas de ônibus, não está provocando grandes congestionamentos, segundo a rádio.
No fim da tarde de hoje, os professores prometem manifestação na Conde da Boa Vista.
Por causa da paralisação de 24 horas, 1,2 milhão de estudantes estão sem aula hoje nas redes estadual e municipais das cidades do Grande Recife.