O São João de Caruaru, conhecido como um dos maiores do Brasil, agora ficou verde.

O prefeito de Tony Gel revelou ao Blog de Jamildo, agora há pouco, que o São João de Caruaru adotará medidas para neutralizar as emissões de gases de efeito estufa, no São João de Caruaru 2008.

Para cada fogueira acesa, cada trio elétrico nas ruas, todo o material reciclado, será feito um estudo e uma compensação com a plantação de árvores no município. “O estudo abrange os 30 dias de festa.

Vamoz quantiicar o total de gás carbônico gerado pela festa e neutralizar isto.

O estudo vai definir quantas árvores devem ser plantadas”, diz o prefeito.

O município assinou ainda há pouco um convênio com a empresa local Monitore - Instituto de Estudos e Monitoramento de Impactos Ambientais e a consultoria paulista Key Associados.

Como será feita a neutralização ?

Será realizado através de metodologia própria da Key Associados, consultoria paulista, especialista em soluções sustentáveis, parceria do Monitore - Instituto de Estudos e Monitoramento de Impactos Ambientais, na região nordeste.

Esta metodologia é baseada na norma internacional ISO 14064, que determina como devem ser calculadas e quantificadas as emissões de gases de efeito estufa.

Serão levadas em consideração todas atividades referentes ao evento São João de Caruaru; Deslocamentos de público, equipe operacional e bandas, consumo de energia elétrica, quantidade de resíduos gerados, entre outros.

Após esta quantificação, será calculado o número de árvores a ser plantado em áreas degradadas no município de caruaru.

Caberá ao poder municipal a escolha da área, plantio das mudas e manutenção ao longo de 5 anos, tempo de consolidação do crescimentos das mudas plantadas.

Caberá a essa empresa Monitore, o monitoramento por 5 anos, da eficácia da manutenção dada pela prefeitura de Caruaru às árvores plantadas.

Não sei dizer ainda o custo do projeto.

Mais detalhes ainda hoje.