A indústria de automóveis General Motors oficializou, nesta terça-feira, o interesse de implantar, no Complexo Industrial Portuário de Suape, em Pernambuco, uma Central de Distribuição.

A mesma JM já teve uma central de distribuição no Estado e depois recuou.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Bezerra Coelho participou da assinatura de um protocolo de intenções, na sede da matriz brasileira da GM, em São Paulo.

De acordo com o governo, o protocolo segue agora para Detroit, nos Estados Unidos, onde será submetido à avaliação da GM mundial.

Nele, constaria a confirmação do interesse da empresa de implantar uma CD em Suape e as condições impostas para que isso aconteça. “Após o Carnaval teremos uma resposta por parte da GM e tudo indica que, até o final de mês, o governador Eduardo Campos e o presidente da empresa no Brasil, Ray G.

Young, devem assinar o Termo de Compromisso”, explicou o secretário.

O novo empreendimento, que contará com investimentos de R$ 8 milhões, nessa primeira etapa, deverá ficar próximo ao cais 4.

Na área de cerca de 200 hectares, haverá também um pátio de recebimento dos veículos e uma área de inspeção.

A CD deverá distribuir veículos importados da Argentina e do México.Suco de uva - A Tecnovin, indústria produtora de sucos com sede em Bento Gonçalves (RS), poderá trocar as Serras Gaúchas pelo Vale do São Francisco.

Após o Carnaval, diretores da empresa visitarão Petrolina, atraídos pelas potencialidades de seu novo distrito industrial e do Projeto Pontal.

A proposta é abrir uma nova unidade fora da região Sul.

Por ano, a Tecnovin processa 270 mil toneladas de frutas de clima temperado, como uva e maça.

O convite foi feito nesta terça-feira pelo secretário de Desenvolvimento Econômico Fernando Bezerra Coelho e o presidente da AD Diper, Jenner Guimarães do Rêgo, em visita ao local. “Eles se mostraram muito interessados em ir a Petrolina já para ver as alternativas de terreno e firmar o protocolo para a instalação da unidade”, assegurou Bezerra Coelho.

Como é lá A existência de um porto com as qualidades de Suape e a oferta de mão-de-obra estão contando como pontos favoráveis para Pernambuco vir a abrigar uma unidade da Tecsis, a segunda maior fabricante de pás para geradores eólicos do mundo.

A produção da empresa, sediada em Sorocaba (SP), é escoada, hoje, através de um complexo sistema logístico, que inclui rodovias e o porto de Santos.

Representa cerca de 60% do mercado norte-americano e 20% do mundial.

O destino das mercadorias – que têm entre 45m e 85m de comprimento - são os mercados europeu e americano. “É uma empresa que, em Sorocaba, possui mais de 100 mil metros quadrados de estrutura física e quatro mil funcionários.

Eles têm crescido de forma rápida e precisam expandir suas atividades.

Eles pensam em montar uma nova unidade no Porto de Santos e em fevereiro virão a Suape, para observar a possibilidade de ter uma unidade no Estado”, contou o secretário de Desenvolvimento Econômico.