A Prefeitura do Recife inicia, nesta quarta-feira, a implantação de um projeto de arborização que vai aumentar a cobertura vegetal da Avenida Norte Miguel Arraes de Alencar em mais de 100%, no trecho entre a rua da Aurora e a avenida Cruz Cabugá.

A via receberá, até o final de março de 2008, mudas das espécies gouguéia, pitangueira, urucum, manacá-de-cheiro e ubaia, ampliando de 23 pra 53 o número de árvores existentes no local.

O projeto faz parte das obras de requalificação da Avenida Norte Miguel Arraes de Alencar, iniciadas em agosto passado, com investimentos da ordem de R$ 3,5 milhões.

Parecer técnico da Diretoria de Meio Ambiente (Dirmam) mostra que, das 23 árvores existentes nessa área, 20 apresentam problemas sanitários e físicos ou são incompatíveis com o espaço.

Estes exemplares serão substituídos por 50 novas unidades.

O parecer foi realizado com base em vistorias e relata ainda que algumas das árvores apresentam risco eminente de tombamento.

O trabalho de retirada será feito de forma gradual, começando com três árvores nas imediações da TV Universitária.

O plantio das novas mudas tem início no prazo máximo de 30 dias.

O projeto de arborização da Avenida Norte Miguel Arraes de Alencar, além de ampliar o espaço verde da avenida, busca garantir que as novas árvores plantadas estejam adequadas às características da região, evitando, assim, a possibilidade de danos ao passeio público ou à acessibilidade.

As áreas verdes do Recife têm sido alvo de grandes investimentos da gestão do prefeito João Paulo.

Desde 2001, foram plantadas mais de 48 mil novas espécies na cidade.

Além disso, tem sido destaque a recuperação dos parques e praças recifenses.

Só nos últimos três anos foram revitalizados 112 espaços de lazer no Recife.

Revitalização A requalificação da Avenida Norte Miguel Arraes de Alencar integra o projeto do Complexo Turístico Cultural Recife-Olinda.

A obra civil está orçada em R$ 3.556.783,57 e inclui o trecho entre a rua da Aurora e a avenida Agamenon Magalhães, numa extensão de 1,4 quilômetro.

Serão implantados ciclovia, canteiro central, nova iluminação, bainhas para ônibus e melhorias nas calçadas.