No dia 05 de novembro de 2007 às 14h30, reuniram-se no Centro de Convenções da UFPE o reitor Amaro Lins e sua equipe e o Comitê de Ocupação do prédio da Reitoria, constituído por estudantes e observadores.

O reitor Amaro Lins historiou o processo desde o dia 26, data do Conselho Universitário que aprovou o projeto da UFPE para o REUNI, até o momento atual.

Os estudantes apresentaram uma pauta com as reivindicações relativas ao projeto REUNI e a outros itens de discussão relativos à vida acadêmica, como demanda de mais verbas para os campi de Caruaru e Vitória, preço de refeição do restaurante universitário,uso de catracas nas entradas dos centros, etc.

O Comitê de Ocupação reiterou a necessidade de esclarecimento à comunidade da UFPE sobre o projeto REUNI; de divulgação do projeto para a sociedade; de garantia de não haver retaliação aos participantes da ocupação da reitoria;de retirada do processo de reintegração de posse; de plebiscito sobre o projeto REUNI.

Em resposta ao Comitê de Ocupação, o reitor Amaro Lins afirmou que as questões relativas a verbas para os campi regionais, preço e modelo de funcionamento do Restaurante Universitário, modelo de funcionamento do Hospital das Clínicas, elaboração da estatuinte da UFPE já estão sendo em sua maioria discutidos na instituição e serão objeto de aprofundamento nos diversos fóruns da instituição com a participação dos estudantes.

Quanto ao REUNI,o reitor se comprometeu a realizar 12 reuniões, na forma de audiências públicas para esclarecer, divulgar e discutir o projeto, após as quais as contribuições serão encaminhadas para o Conselho Universitário para apreciação.

O reitor afirmou ainda que não haverá punições pela ocupação da reitoria.

Com vistas a abordar os pontos já mencionados de forma mais detalhada, o reitor propôs uma nova reunião amanhã, dia 06 de novembro, às 16h, no Gabinete do Reitor com a comissão de estudantes.

Todos os pontos citados estão condicionados à imediata desocupação da reitoria, na presente data.