O vice-governador João Lyra Neto está otimista com a possibilidade do Porto de Suape receber novas empresas estrangeiras.
Em Londres, onde participa de uma rodada de reuniões com investidores europeus, ele conversou com executivos da Arends International Limited e da Maritime Britain London, duas das maiores operadoras marítimas da Inglaterra. “Participamos de reuniões importantes e as expectativas de atrair novos investimentos são muito boas.
Mostramos toda a estrutura de Suape e o empenho do Governo do Estado para melhorar ainda mais as condições do porto, trazendo mais empresas para impulsionar a economia e gerar empregos”, disse João Lyra Neto, em boletim do governo do Estado.
A primeira reunião aconteceu na sede do grupo Arend.
Lyra foi recebido por Ged Ferguson, executivo da empresa que tem negócios no Porto de Santos.
Ferguson revelou ao vice-governador que a companhia quer expandir os negócios no país e ficou bastante impressionado com a estrutura de Suape, o melhor porto público brasileiro.
O executivo agendou uma visita a Pernambuco para o começo de 2008, especialmente para conhecer as instalações de Suape.
Na seqüência, João Lyra Neto almoçou na embaixada brasileira em Londres com Demétrio Bueno Carvalho, chefe de departamento comercial da embaixada e Delcio Blajfeder, Gerente Geral do Banco do Brasil em Londres.
João Lyradestacou a perspectiva do Porto como concentrador de cargas vindas da Europa e Ásia, com destino para a América do Sul.
Depois o vice-governador foi à Maritime Britain London, para um encontro com Doug Barrow, chefe executivo da empresa.
Lyra demonstrou o plano diretor do complexo industrial portuário e os investimentos públicos R$ 650 milhões até 2010 e privados U$ 6 bilhões até 2010.
O vice-governador destacou a posição estratégica de Londres em relação a Pernambuco.
A capital inglesa representa 50% do comercio internacional de combustíveis marítimos.
Amanhã, Lyra vai conversar com representantes da agência de promoção de eventos do governo britânico, para fomentar investimentos em infra-estrutura no Porto de Suape.