Os setores de Indústria e Comércio da região Nordeste acabam de ganhar mais um estímulo para o desenvolvimento de seus negócios.

A Ecom Energia, empresa comercializadora independente de energia elétrica – com matriz localizada em São Paulo – amplia seu foco de atuação e instala unidade regional em Recife (PE).

Segundo a empresa, a iniciativa promoverá dinamismo na comercialização de energia, fato que traz competitividade para as empresas e comércio da Região.

A companhia é a primeira grande comercializadora independente de energia elétrica a apostar no mercado das Regiões Nordeste e Norte “O Estado de Pernambuco tem um grande potencial de consumidores que podem adquirir energia como consumidor livre ou consumidor especial, além de sua posição estratégica na região”, afirma Conceição Cavalcanti, gerente regional da Ecom Energia.

Com a abertura das operações, a companhia pretende aumentar sua participação na comercialização de energia no País e se tornar o principal fornecedor do Nordeste.

As principais comercializadoras independentes de energia elétrica se encontram no Sudeste e Sul do Brasil.

Esta ação consolida a entrada de um grande agente do setor na região. “Quando um consumidor escolhe seu fornecedor, pode negociar preço e reduzir seus custos, tornando-se mais competitivo e incentivando, muitas vezes, o incremento de produção”, diz Conceição.

Segundo a executiva, o objetivo da Ecom é de trazer mais competitividade às indústrias e comércio da região – clientes já livres ou potencialmente livres são o público-alvo da empresa.

Além disso, a Ecom concentrará esforços no mercado de produtores de energia elétrica de fontes alternativas, em especial em empreendimentos que utilizam bagaço da cana-de-açúcar, por meio de parcerias na compra de energia e investimento na expansão e modernização de instalações de geração de energia provenientes de biomassa, junto aos produtores sucro-alcooleiros da região. “Este investimento da Ecom Energia no Nordeste também possibilitará novos negócios na região Norte”, destaca Conceição, que tem 25 anos de experiência no setor, com passagem pela Aneel.

O Mercado Livre de Energia Elétrica Instituído por meio da Lei nº 9.074/95, o mercado livre de energia elétrica possibilita às empresas que atendam as condições de nível de tensão e demanda contratada adquirir energia de outros fornecedores, que não seja a concessionária distribuidora local.

Os dados da empresa Autorizada pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), agente do CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica) e associada Abraceel (Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia Elétrica), a Ecom Energia.

A empresa é pioneira na comercialização de energia proveniente de fontes alternativas a clientes especiais, destacando aquelas oriundas de Pequenas Centrais Hidrelétricas – PCH´s e Biomassa, e se enquadra entre as três maiores comercializadoras independentes de energia, tendo comercializado mais de 25 milhões de MWh entre contatos de curto, médio e longo prazos.