Nesta terça-feira, 4 de setembro, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participará de duas cerimônias promovidas pela Petrobras na região Nordeste.
A primeira delas, às 10h, marcará o início das obras da Refinaria Abreu e Lima, em Recife.
A cerimônia contará com as presenças do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, do presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo, e do diretor de Abastecimento da companhia, Paulo Roberto Costa.
Em Pernambuco, as obras da refinaria Abreu e Lima serão iniciadas com os trabalhos de terraplenagem do local.
A nova unidade utilizará petróleo pesado do Brasil e da Venezuela, países com grandes reservas desse tipo de óleo.
Com capacidade para processar 200 mil barris de petróleo por dia, a refinaria deverá produzir, anualmente, cerca de 814 mil m³ de nafta de petroquímica, 322 mil toneladas de GLP (gás de cozinha), 8,8 milhões de toneladas de diesel e 1,4 milhão de toneladas de coque de petróleo.
A nova refinaria tem como foco a produção de óleo diesel, principalmente para atender o crescimento da demanda de derivados no Nordeste, hoje deficitário em combustíveis.
A unidade será a primeira a processar 100% de petróleo pesado.
Além disso, a Refinaria Abreu e Lima terá capacidade para produzir derivados com baixo teor de enxofre, podendo atender até aos padrões europeus, que especificam um limite máximo de 10 ppm de enxofre. Às 14h, em Aracaju, a comitiva presidencial, o governador do Estado de Sergipe, Marcelo Deda, o presidente da Petrobras e o diretor de Exploração e Produção da companhia, Guilherme Estrella, participarão do batismo da Plataforma de Piranema.
Veja alguns números divulgados pela Petrobras: Valor total do investimento: 4,05 bilhões de dólares Início da operação: 2° semestre de 2010 Área total da refinaria: 6.300.000 m² Mão de obra empregada durante as obras: pico de quase 20 mil pessoas, por um período de seis meses Mão de obra empregada na operação da refinaria: 1500 profissionais, entre empregados próprios (concurso público) e terceirizados Mercado: local e Norte-Nordeste Produtos derivados: GLP (gás liq uefeito de petróleo, o gás de cozinha), nafta petroquímica, diesel, bunker (combustível para navios) e coque.
PS: O Blog de Jamildo estará acompanhando todos os detalhes do evento.