Os delegados presentes ao III Congresso nacional do PT, em São Paulo, definiram a estratégia do partido para as eleições de 2008 e 2010.
A idéia é manter a legenda como condutora do processo sucessório de Lula, mas preservando a coalizão de forças montada em torno do governo.
Abaixo, a íntegra da resolução adotada pelo PT, com o apoio de suas várias tendências internas.
TÁTICA ELEITORAL PARA 2008 E 2010 Na nossa estratégia eleitoral, é fundamental que o PT construa vitórias importantes em 2008, fortalecendo nossa base política para 2010.
O PT deve se colocar como dirigente da condução do processo sucessório presidencial.
Temos de preservar a coalizão governamental, aperfeiçoar e ampliar essa base de sustentação, sem esquecer a defesa intransigente dos interesses do PT, dos trabalhadores e dos movimentos sociais que nos sustentam.
O PT deve organizar um amplo processo de debate interno para formular, a partir de nossas experiências no governo federal e dos avanços até lá alcançados, um programa para o mandato 2011/2014 e, a partir dele, apresentar uma candidatura petista à sucessão de Lula, capaz de liderar, juntamente com outros partidos, uma ampla aliança partidária e social e vencer as eleições de 2010.
O PT apresentará uma candidatura a presidente a ser construída com outros partidos e, assim, formar uma aliança programática, partidária e social capaz de ser vitoriosa nas eleições de 2010, e impedir o retorno do neoliberalismo.