Um levantamento divulgado pela empresa Telecheque mostra que a maioria dos estados do Nordeste registra índice de pré-datados acima da média nacional.
Parcelar o pagamento das compras feitas no varejo com cheques é uma prática mais freqüente em todo o país, apesar do avanço dos meios eletrônicos.
O estudo constatou que as transações parceladas com cheques passaram a representar 72,73% do total movimentado em reais com este meio pagamento em julho deste ano, enquanto no mesmo período do ano passado corresponderam a 68,98% do total.
O crescimento foi da ordem de 5,44% na comparação entre os dois períodos.
Entre os oito estados da região Nordeste avaliados pela Telecheque, sete deles apresentaram crescimento das transações pré-datadas em comparação com julho de 2006, sendo que em cinco deles verificou-se indicadores bem acima da média nacional.
No ranking regional, Pernambuco apareceu na primeira colocação com o maior índice de compras parceladas com cheques,que chegaram a representar 84,22% do total financeiro movimentado com este meio de pagamento no estado. “A maioria das pessoas usa cheques, pois, além de ser o meio de pagamento mais fácil e rápido de ser aprovado, conseguimos trabalhar o parcelamento viabilizando a compra de acordo com as possibilidades dos nossos clientes”, afirma Liane Bastos, do Grupo Gerardo Bastos.
Na segunda posição, o Maranhão registrou índice de pré-datados de 83,72% e uma elevação de 14,40% em comparação com o indicador de julho de 2006 (73,18%).
Com índice de 79,17%, o Ceará apareceu na terceira colocação e registrou alta das transações parceladas com cheques de 7,88% frente ao mesmo período do ano passado (73,18%).