A nova diretoria da União dos Estudantes de Pernambuco (UEP) toma posse nesta terça (28), às 18h, no plenário da Assembléia Legislativa, em ato que também comemora os 70 anos da União Nacional dos Estuantes (UNE).

Segundo Anne Cabral, a nova presidente da UEP, vários ex-dirigentes estudantis serão homenageados.

Entre eles, o senador Marco Maciel (DEM), o secretário estadual das Cidades Humberto Costa (PT), a prefeita de Olinda Luciana Santos (PCdoB) e o deputado estadual pelo Rio de Janeiro Fernando Gusmão.

Além de Genival Barbosa, que presidiu a UEP em 1942 e a UNE em 1948.

A nova executiva da UEP, eleita para um mandato de dois anos, é formada por militantes do PCdoB, das tendências petistas Democracia Socialista e Articulação Unidade na Luta e também do PMN.

Entre as principais bandeiras da instituição, que representa os estudantes universitários do Estado, se incluem a gratuidade da Universidade de Pernambuco e a interiorização de uma rede estudantil que fiscalize as universidades do interior. “Temos a única universidade pública do país que não é gratuita”, explica Anne Cabral.

O desenvolvimento de Pernambuco também está entre as preocupações da nova diretoria. “Como é que a juventude vai ocupar as oportunidades de emprego que se criam com os novos investimento no Estado?”, questiona a nova presidente, que já teve inclusive uma primeira reunião sobre o assunto com o secretário especial da Juvenrtude, Pedro Mendes.

MULHERES Aos 22 anos, filiada ao PCdo B e cursando o 7o período de Direito na Católica, Anne Cabral lembra que a própria UNE, a União dos Estudantes de Santa Catarina e também a do Paraná são presididas por mulheres. “Era muito difícil encontrar a mulher ocupando o principal espaço de decisão política.

Mas ela sempre esteve presente no movimento estudantil”, conta.

E espera que esta presença se amplie ainda mais.

Pode contar com o apoio do Blog.