Os integrantes do Movimento de Luta para Justiça e Direitos dos Moradores de Brasília Teimosa vão à Delegacia de Boa Viagem, às 9h desta quinta-feira (16), denunciar que estão sendo vítimas de ameaças e pedir proteção à polícia, com a ajuda do deputado Isaltino Nascimento (PT).

O grupo começou a receber telefonemas anônimos e ter membros seguidos por pessoas estranhas à comunidade após a Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab) anunciar, na semana passada, que vai recadastrar as famílias que ocupam os 240 apartamentos do Conjunto Habitacional Brasília Teimosa.

A Cehab tomou a decisão de recadastrar os moradores depois de divulgar o relatório da comissão de sindicância que apurou as denúncias de irregularidades na distribuição dos imóveis, feita pelo Governo do Estado, em 2005.

A reclamação do Movimento de Luta é que muitos dos beneficiados com os imóveis fugiam ao perfil estabelecido pela Cehab, em detrimento de idosos e moradores que têm deficiências físicas e mentais e ainda hoje pagam aluguel.

A investigação foi feita a partir das denúncias, que foram encaminhadas ao Ministério Público de Pernambuco e tema de audiência pública na Assembléia Legislativa, em maio passado, a pedido de Isaltino.

Segundo Edson Constantino, integrante do Movimento de Luta, os autores dos telefonemas dizem que “se eles mexeram num vespeiro é porque agüentam picada”.

Para depois dizer que “se algum integrante do movimento entrar no conjunto residencial vai sair de lá debaixo de bala”. “Além disso, temos sido seguidos por gente que não é da comunidade”, informou.

Para ele, estas pessoas devem estar a serviço dos que temem perder os imóveis.