No dia 6 de julho, há um mês e uma semana, sob o título PSB vai dar ultimato a Newton Carneiro.

Ou sai do partido ou sai, o Blog de Jamildo antecipava, sempre com exclusividade, que o destino político de Newton Carneiro já está definido e só dependia dele. “De acordo com gente muito bem informada no PSB, o partido espera que o prefeito de Jaboatão saia do partido até o final de julho.

Caso ele não saia, será convidado a sair.

O recado das altas instâncias partidárias ocorre depois da queda de Mariza Carneiro, sobrinha do prefeito e demissionária da Secretaria de Finanças”, escrevemos.

Veja o que escreve nesta terça a Editoria de Política: Depois de relatar os problemas que tem enfrentado no diretório municipal do PSB para assegurar a legitimidade de sua candidatura à reeleição, o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Newton Carneiro, comunicou nesta segunda-feira ao presidente regional do partido, Milton Coelho, que está se desfiliando da legenda.

Isso porque o presidente do diretório municipal, Heraldo Selva, tem defendido a realização de disputa interna (prévia) para a escolha do nome que encabeçará a chapa majoritária no próximo ano, o que significa que a postulação de Newton não é considerada “natural”.

Apesar do desligamento, a deputada estadual Elina Carneiro, filha de Newton, permanecerá no PSB, segundo garantiu o próprio prefeito, que não decidiu ainda para qual partido vai se transferir.

Assegurou, todavia, que será para uma legenda pequena que apóie o governo Eduardo Campos.

Newton quer liberdade para costurar as alianças que julgar necessárias com o objetivo de ficar no Poder por mais quatro anos.

Ele pretende comandar as articulações sem interferências, o que não aconteceria no PSB. “O prefeito procura mais autonomia.

Em um partido como o PSB, há uma norma, que deve ser cumprida.

Definimos regras para orientar as coligações.

A gente também fiscaliza”, ressaltou Milton Coelho.

Ao anunciar que a filha Elina fica no PSB, o prefeito sinaliza que não pretende romper definitivamente com o partido do governador.

Muito pelo contrário, quer o apoio dos socialistas na campanha do próximo ano.

Mas a intenção do diretório municipal do PSB é lançar candidato próprio. “O projeto do partido é esse, mas não necessariamente.

Lançaremos onde temos quadros para vencer as eleições.

Estamos abertos às alianças, vamos maturar”, argumentou Coelho, citando o nome de Heraldo Selva como uma opção para Jaboatão.

Mesmo sem querer melindrar o prefeito, a cúpula do PSB sinalizou que já torcia pelo afastamento, uma vez que o Palácio temia que as ações administrativas de Newton pudessem macular a imagem do governador.

Mas os líderes não queriam que esse gesto partisse do partido, o que poderia ser interpretado como um rompimento.