Há 26 anos na Polícia Militar de Pernambuco, a capitã Verônica Maria da Silva assumiu uma missão desde o início de 2005: exercer a função de ajudante de ordens para organizar e garantir a agenda do prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Newton Carneiro (PSB), conhecido pela falta de rigidez em relação a horários. É ela quem o alerta para os compromissos e, numa marcação cerrada, o acompanha a todos os lugares, inclusive nas visitas que gosta de fazer às comunidades. “Procuro sempre orientar. É bom uma pessoa que diga a hora dos compromissos”, conta.
Embora cultive um estilo discreto, a capitã passou a ser notada por causa da sua constante presença ao lado do prefeito e da disciplina que conseguiu imprimir à sua rotina. “Ele gosta muito de conversar com o povo”, diz.
Candidata derrotada a vereadora em 2004, quando obteve apenas 107 votos pelo PL (hoje PR), a oficial garante que não conhecia o prefeito até ser convidada para a função.
Agora, já é chamada nos bastidores como a mulher que “bota ordem” na vida do prefeito. “Mas quem é a evidência aqui é ele”, desconversa, apontando para Newton.