Nascido há 25 anos no Recife, o deputado estadual Silvio Costa Filho (PMN) leva uma vida bem diferente da maioria das pessoas de sua idade, em função da agenda lotada de comrpomissos políticos. “Mas não reclamo.

Quando a gente faz o que gosta, aquilo em que acredita, está tudo bem.

A política hoje é a minha vida”, conta.

Ele é formado em pedagogia pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).

Mas não parou de estudar.

Recentemente, contratou o professor Claúdio Alencar, das Faculdades Integradas do Recife (FIR), para ter aulas particulares sobre economia e gestão pública três vezes por semana.

Terças e quintas, das 7 às 9h, e sábados, das 8 às 10h.

Alencar era da equipe técnica da Comissão de Finanças da Assembléia na legislatura passada.

Silvio Costa Filho acredita que o bom resultado obtido por ele na pesquisa do Instituto Plural sobre a sucessão do prefeito João Paulo é fruto não apenas do voto jovem.

Mas da identificação que o seu nome tem com vários setores da cidade a partir do seu trabalho como vereador do Recife (2005-2006) e agora como deputado em primeiro mandato. “Não é simplesmente porque sou jovem que represento renovação ou mudança”, ressalta. “Tenho voto junto à classe média e relação também com o público da terceira idade, por exemplo”.

Em 2004, com apenas 22 anos, ele chegou em quarto lugar entre os vereadores mais votados do Recife, alcançando quase 11 mil votos.

Nas eleições do ano passado, foi o segundo deputado estadual mais votado na cidade, perdendo apenas para o secretário de Planejamento Participativo da prefeitura, João da Costa, nome preferido do prefeito João paulo para a sucessão.

Dos 46 mil votos que obteve, 27 mil vieram dos recifenses.

Depois que o Blog publicou nesse sábado (16), com exclusividade, a pesquisa que aponta o seu nome como quarta força na corrida à prefeitura - atrás apenas de Humberto Costa (PT), Cadoca (PMDB) e Mendonça Filho (DEM) - seu celular não parou mais de tocar. “Foram vereadores, lideranças comunitárias e empresários que telefonaram me incentivando a me preparar par o próximo ano”, conta.

A alegria também foi grande por parte do pai, o deputado federal, também pelo PMN, Silvio Costa. “Como pai coruja, ele ficou totalmente motivado”, diz.

Silvio Costa Filho pôs os pés na política através de sua atuação no movimento estudantil universitário.

Na seqüência, vieram a Câmara do Recife e a Assembléia Legislativa.

Seu próximo sonho, o Palácio Capibaribe, deixou de ser uma miragem para se tornar, ao menos, uma possibilidade.