Presidente da Subcomissão de Fiscalização do Orçamento da Segurança Pública, o deputado federal Paulo Rubem (PT-PE), está interessado em analisar os resultados das auditorias realizadas em 12 Estados, inclusive Pernambuco, definidos na quinta edição do Programa de Fiscalização a Partir de Sorteios Públicos.

Nesta terça-feira (12), ele participa de audiência da Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados, que terá a presença do ministro da Controladoria Geral da União, Jorge Hage Sobrinho; do secretário Nacional de Segurança Pública, Luiz Fernando Corrêa e do diretor do Departamento Penitenciário Nacional, Maurício Kuehne. “Precisamos identificar a arquitetura da corrupção para evitar que continuem acontecendo esses mesmos tipos de fraudes”, afirma o coordenador da Frente Parlamentar de Combate à Corrupção.

Em Pernambuco, a CGU encontrou indícios de sobrepreço, em média de 50%, em três contratos firmados pelo governo Jarbas-Mendonça para a construção e modernização de presídios, com recursos repassados pelo Ministério da Justiça.

De acordo com o relatório de fiscalização, a diferença entre o valor gasto com os materiais e serviços envolvidos e o levantamento de preços feito pela equipe da Controladoria chegou a R$ 172 mil.

A CGU também identificou evidências de superestimativa, em torno de 25%, dos quantitativos orçados e pagos, o que pode ter ocasionado um superfaturamento no valor total das obras de aproximadamente R$ 430 mil.

O assunto foi alvo de denúncias no Blog de Jamildo.