Quem acompanha os fatos econômicos deste Estado ficou com uma sensação de Déjà Vu, com a solenidade de hoje da Bunge Alimentos.
Há cerca de nove meses, no dia 23 de junho de 2006, a mesma empresa de alimentos fazia uma solenidade para lançar a pedra fundamental da nova fábrica.
O que mudou foi o mandatário que concede os incentivos fiscais.
Veja a reportagem que até recentemente estava disponível na página oficial do governo: Mendonça Filho lança pedra fundamental do novo moinho da Bunge Alimentos Com a previsão de gerar um total de 1.220 empregos diretos e indiretos, o novo moinho da Bunge Alimentos em Pernambuco foi oficialmente apresentado na manhã desta sexta-feira (23), com o lançamento da pedra fundamental no local onde será iniciada a obra de construção do empreendimento, no Complexo Industrial Portuário de Suape, a 40 quilômetros do Recife.
A instalação do moinho é resultado de um investimento de R$ 130 milhões.
A expectativa é que a estrutura comece a funcionar dentro de dois anos.
O governador Mendonça Filho e o secretário estadual de Desenvolvimento, Alexandre Valença, participaram da solenidade de lançamento da pedra fundamental ao lado do presidente do Complexo de Suape, Matheus Antunes e do vice-presidente da Bunge Alimentos, Murilo Braz Sant´Anna.
Depois de erguido, o moinho será o mais moderno do País, com uma capacidade de produção de R$ 825 mil toneladas de farinhas de trigo e pré-misturas por ano.
A nova unidade também irá a absorver as operações do secular moinho da empresa, instalado no Porto do Recife desde 1919.
Durante a solenidade, o governador Mendonça Filho destacou a importância da infra-estrutura do Complexo Industrial Portuário de Suape como fator decisivo na atração de novos investimentos para o Estado. “Este empreendimento contribuirá de maneira muito expressiva para a economia de Pernambuco e da Região Nordeste como um todo.
Suape oferece vantagens de mercado e de infra-estruturas física e econômica para qualquer empresa.
Além disso, o Estado de Pernambuco tem uma localização geograficamente privilegiada”, declarou.
Mendonça Filho destacou ainda que a vinda do empreendimento para Pernambuco se deve à ação do Governo do Estado, uma vez que os incentivos fiscais concedidos para atrair grandes investimentos, facilitam a criação de uma ambiente de negócios. “A instalação do moinho da Bunge é resultado de um enorme esforço institucional, além do empenho pessoal do secretário Alexandre Valença e do ex-governador Jarbas Vasconcelos”, afirmou.
O governador lembrou ainda que a instalação de empresas de grande porte em Suape, a exemplo da Bunge Alimentos, permite a geração de empregos, além de contribuir para a geração de renda e para a melhoria das condições de vida da população. “Trata-se de um círculo virtuoso que se consolida na economia de Pernambuco”.