Da Folha Online Os deputados Aldo Rebelo (PC do B-SP) e Gustavo Fruet (PSDB-PR), que disputam a presidência da Câmara, rejeitaram hoje o modelo de debate proposto pelo deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) para o embate entre os três candidatos que será transmitido pela TV Câmara.Fruet afirmou que a sugestão de Chinaglia "é uma maneira de fugir do debate".
O tucano disse que só "em último caso" poderá concordar com a proposta do candidato petista. "Para evitar dificuldades, aceito esse modelo, mas só se não houver outro jeito.
Engessar ou impor regras é uma maneira de não querer participar do debate", afirmou.Aldo disse, por meio de assessores, que já havia acertado com Fruet e Chinaglia o modelo do debate sem a sugestão do petista.
Segundo o presidente da Câmara, Chinaglia não apresentou a sua proposta no encontro entre os dois ocorrido nesta manhã na residência de Aldo.O candidato do PT sugeriu que, ao invés de os três debateram simultaneamente, o debate seria dividido em blocos de um contra um: Aldo x Chinaglia, Chinaglia x Fruet e Aldo x Fruet.
O deputado negou que sua proposta tenha como objetivo evitar que fique isolado contra Aldo e Fruet –uma vez que os dois candidatos articulam nos bastidores uma aliança informal no segundo turno para derrotar o petista. "Não há o que temer.
Serão debates respeitosos, mas quero assistir ao debate entre Aldo e Fruet.
Se eles não concordarem, eu vou querer saber o porquê", afirmou Chinaglia.