Do portal G1 face=Verdana>O presidente do PT, Ricardo Berzoini, pediu licenciamento do cargo.

A decisão foi anunciada depois de uma reunião da Executiva Nacional do partido, em São Paulo.

O encontro, que começou pela manhã, teve como principal tema a negociação, por petistas, de um dossiê para prejudicar o PSDB.

Mais cedo, o ex-coordenador da campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Santa Catarina, Jorge Lorenzetti, e o ex-coordenador de comunicação do PT em São Paulo, Hamilton Lacerda, haviam se desfiliado do partido por envolvimento com o escândalo.

Perfil de quem saiRicardo José Ribeiro Berzoini, 46, é filiado ao PT desde a fundação do partido, em 1980.

A partir da chegada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, atuou como protagonista (ou bombeiro) em quase todas as crises que o partido e o governo viveram - a última delas, a da frustrada compra do dossiê contra tucanos.Berzoini foi escalado no primeiro ano do governo, em 2003, para o cargo de ministro da Previdência.

Egresso do movimento sindical, sofreu cr?ticas da esquerda do partido por defender regras mais duras para os aposentados e aumento das contribuições do funcionalismo.

Também ficou marcado junto à opinião pública por convocar idosos com mais de 90 anos a participar do recadastramento de beneficiários.

O objetivo era provar que estavam vivos, mas a oposição aproveitou para criar o "Troféu Berzoini de Crueldade".

Leia mais aqui.