Mendonça sabe só de onde virá o dinheiro para uma parte da Rede Estadual de Emergências Hospitalares, que ele anunciou no guia eleitoral.
A rede tem como objetivo, segundo a assessoria dele, otimizar o funcionamento das policl?nicas de Jaboatão, Vitória de Santo Antão e Goiana, além dos hospitais regionais de Limoeiro e Palmares.
Essas unidades, de acordo com a proposta, teriam novos equipamentos, adequação f?sica e de recursos humanos.
Com isso, elas seriam transformadas em emergências com cirurgias de urgência, atendimento cl?nico, ortopedia, pediatria e maternidade 24 horas, desafogando os hospitais de maior porte.
Formariam um cinturão de emergência em torno da Região Metropolitana do Recife.
Para reestruturá-las, garante a assessoria, já estão assegurados R$ 15 milhões.
O problema é que o projeto prevê também a construção de uma nova unidade em Paulista.
E para essa não há idéia de onde virão os recursos.
Há apenas a intenção de se montar uma parceria com o governo federal.
HUMBERTO COSTA O candidato petista prometeu no guia duplicar a BR-104, entre Caruaru e Campina Grande (PB).
Mas não há previsão de custos nem de fontes de recursos.
Segundo sua assessoria, Humberto pretende reivindicar a obra ao governo federal O petista planeja ainda duplicar a PE-60, entre o Cabo de Santo Agostinho e a fronteira com Alagoas.
Mas também não há indicação de orçamento e origem do dinheiro.
O candidato diz que o Estado tem condições de bancar a obra com recursos próprios e com as Parcerias Público-Privadas (PPPs).
Outra obra prometida é a construção da Via Litorânea, ligando Barra de Jangada, no Litoral Sul, à PE-60, passando pela Praia do Paiva, facilitando o acesso a um trecho belo e inexplorado do litoral.
Não se sabe quanto vai custar, mas o dinheiro para isso, diz a assessoria, viria dos cofres do Estado, do potencial crescimento da arrecadação de impostos com investimentos que virão (refinaria, estaleiro e pólo têxtil) e de recursos remanejados de outras áreas, como a de publicidade institucional.Por fim, Humberto promete levar o metrô do Recife até Suape.
Não há previsão orçamentária para isso.
O dinheiro, diz, seria pedido ao governo federal.EDUARDO CAMPOSO candidato socialista promete construir três hospitais para desafogar as emergências do Recife e Região Metropolitana.Um ficaria na BR-101 Sul, entre o Cabo e Jaboatão.
Outro, próximo ao TIP, no Curado.
E o terceiro, na PE-15, entre Paulista e Olinda.Os hospitais teriam 150 leitos, cada um, para atender as emergências dos munic?pios do interior.
O plano é constru?-los nos quatro anos de governo.Quanto custariam?
Não se sabe.
De onde viria o dinheiro, quando forem definidos seus orçamentos?
Da arrecadação estadual e, de novo, do governo federal.Além disso, pretende-se conseguir verbas de emendas da bancada federal de Pernambuco.