Acabei de postar na seção artigos, ao lado, dois textos (em um) do cientista pol?tico Túlio Velho Barreto, que escreve no Blog às segundas e quintas.
Boa leitura.
Por Túlio Velho Barreto*Cientista pol?tico e pesquisador da Fundaj Na última quinta, dia 17, participei de um chat promovido pelo JC OnLine (www.jc.com.br) sobre as eleições de 2006, em especial acerca dos programas eleitorais gratuitos no rádio e na TV.
O guia eleitoral começara apenas dois dias antes e uma das questões mais recorrentes levantadas pelos internautas foi sobre a utilização de imagens e áudios do presidente-candidato Lula (PT) no guia da União por Pernambuco (PMDB, PFL, PSDB e PPS) e de seu candidato ao Governo do Estado, Mendonça Filho (PFL).
Na ocasião, expus minha posição a respeito.
Aqui, pretendo fazer uma análise mais apurada sobre o tema, que se transformou na primeira batalha envolvendo as diversas coligações estaduais, e até a disputa nacional, na medida em que envolveu diretamente o presidente-candidato Lula.
Lula e João Paulo no guia da União: bom para ambos; ruim para Humberto A análise que procurei fazer com relação à utilização de imagens e áudios do presidente Lula no guia da União por Pernambuco ficaria incompleta se não tratasse dos dois lados da moeda.
Na verdade, se alguém sai ganhando com tal uso, alguém sai perdendo, pois este não é necessariamente um jogo de soma zero para todos os envolvidos.
Procurarei explicar melhor.
Com efeito, é preciso dizer que o uso das referidas imagens e áudios favoreceram, em um primeiro momento, a União por Pernambuco, que pôde, ainda que temporariamente, "surfar" na popularidade do presidente Lula, ao esconder literalmente o seu débil palanque nacional, formado por Geraldo Alckmin e José Jorge.
Mas contribu?ram para reforçar ainda mais a candidatura de Lula.
Leia aqui os textos completos.