Do Jornal do Commercio A cúpula do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) classificou como irresponsável o despacho do juiz José Gilmar, ordenando que as Pol?cias Militar e Federal retirem imediatamente os cerca de 200 agricultores das terras do Engenho São João, em São Lourenço da Mata, no Grande Recife.
De acordo com o l?der nacional do movimento, Jaime Amorim, no despacho, proferido anteontem, o magistrado incentivou o Batalhão de Choque a realizar, de qualquer forma, a reintegração de posse do local. ————————————– SDS promete cumprir determinação, mas não define dataA Secretaria de Defesa Social (SDS) informou, na tarde de ontem, que vai cumprir a determinação judicial para desocupar as terras do Engenho São João, em São Lourenço da Mata, no Grande Recife.
Só não comunicou quando a ordem será executada.
A SDS e a superintendência da PF em Pernambuco afirmaram que ainda não foram notificadas oficialmente pela Justiça.
Há uma semana, o Batalhão de Choque esteve na propriedade, mas recuou e a decisão liminar foi descumprida.
O secretário-executivo de Defesa Social, André Garcia, declarou que a data do despejo não foi definida porque é necessário um detalhado planejamento policial. "Vamos cumprir a ordem, mas não sabemos a data. É preciso planejamento para realizar uma ação deste tipo." Um pouco antes, o comandante do Batalhão de Choque, coronel Luiz Meira, acabou, sem querer, contradizendo o secretário. "Só estou esperando receber a ordem superior para realizar a reintegração de posse.
Todo planejamento já foi feito.
Agora, só saio do quartel para cumprir a missão." Leia mais aqui (assinantes JC e UOL).
Comentário meu: O governador Mendonça Filho (PFL), candidato à reeleição, teme que um confronto sangrento entre policiais militares e sem-terra sirva de munição aos adversários do PT e do PSB.
Mendonça optou pela ilegalidade, por descumprir, pura e simplesmente, a determinação judicial. É prefer?vel isso, na avaliação do Palácio das Princesas, a ter cenas de violência no guia eleitoral, cujo in?cio está marcado para terça-feira.
Leia aqui o que o Blog já publicou sobre o assunto.