Jamildo Melo é graduado em jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, é especialista em política e economia, e acompanha os bastidores da política de Pernambuco, do Nordeste e do Brasil.,
É reconhecido pelos múltiplos prêmios, incluindo o Cristina Tavares (duas vezes), CNH (três vezes, um feito inédito no Nordeste), além dos prestigiados Esso e Embratel (três vezes), em parceria com a jornalista Ângela Fernando Belfort.
Jamildo também é colunista da Rádio CBN Recife (105,7), de segunda a sexta-feira no programa CBN Total.
No jornalismo independente nacional, é comentarista do Canal MyNews, da jornalista Mara Luquet, no programa Segunda Chamada.
Por 15 anos editou o Blog de Jamildo no Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, onde atuou por 33 anos. O material desse site é um compilado desses 15 anos de produção. Continua a produção no site Jamildo.com
Sem alarde, o Diário Oficial divulgou um balancete financeiro da Câmara de Vereadores do Recife do primeiro semestre de 2021, entre janeiro e junho deste ano.
Segundo o documento oficial, a Câmara do Recife terminou o semestre com R$ 51 milhões em caixa.
...
Por Leonardo Torres, em artigo enviado ao blog Assistir os relatos dos depoentes da CPI da Covid é presenciar o que há muito tempo Hannah Arendt denominou de “Banalização do Mal” - é sentir, talvez, o que ela mesmo sentiu quando viu o depoimento de Adolf Eichmann em Jerusalém, como bem disse a autora, não querendo conhecer a razão do nacional-socialismo, mas compreender como um indivíduo normal, banal, pode corroborar com o ocorrido nos campos de concentração.
...
Em sua primeira entrevista a uma emissora mineira de rádio após ter alta hospitalar, no último domingo, após quatro dias de internação por uma obstrução intestinal, o presidente Jair Bolsonaro anunciou à Rádio Itatiaia o aumento do valor do Bolsa-Família para R$ 300, a partir de novembro deste ano.
...
O governador Paulo Câmara participou, na manhã desta terça-feira (20.07), de uma reunião com o comandante do Exército, general de Exército Paulo Sérgio Nogueira; o comandante militar do Nordeste, general Marco Antônio Freire Gomes; e mais três oficiais-generais do alto comando, para discutir os próximos passos da instalação da nova Escola de Sargentos do Exército em Pernambuco.
...
Cabe a cada cidade decidir a questão.
Pois bem.
Afirmando que estaria buscando soluções para melhorias no sistema de segurança pública do estado, o deputado Joel da Harpa apresentou o Projeto de Lei n°1892/2021, que viabilizaria a cessão de armamento da Polícia Militar e da Polícia Civil aos servidores das guardas municipais. “A proposta tem como objetivo a garantia de melhores condições de trabalho para a GCM, servidores estes que atuam na linha de frente do combate ao crime e que exercem um papel fundamental garantindo a paz social e a integridade dos cidadãos dos municípios pernambucanos”. “Acreditamos que esta parceria entre as corporações, implementará a segurança pública, bem como respeitará um dos princípios da administração pública, o da economicidade”, diz.
...
De volta para o passado: urna eletrônica x voto impresso Por Luiz Carlos de Barros Figueirêdo, desembargador, em artigo no Diário de Pernambuco desta terça Frequentemente sou instado a me pronunciar sobre as urnas eletrônicas, provavelmente por ter sido presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) durante o biênio 2016-2018.
...
Por Allan Augusto Gallo Antonio Há na ciência política um conceito conhecido popularmente como “teoria do bandido estacionário” e apesar de ser menos famoso do que sua rival a “teoria do contrato social”, ambos procuram explicar o surgimento do Estado no seio da sociedade.
...
Por Maurício Costa Romão, em artigo enviado ao blog “Imaginei que a essa altura nada pudesse ser pior do que o distritão.
A comissão de reforma política conseguiu inventar algo pior: o voto majoritário para os titulares, combinado com suplentes eleitos por uma regra que não respeita o princípio majoritário”.
...
Por Ricardo Leitão, em artigo enviado ao blog Um dia após o fim da primeira etapa da CPI da Covid do Senado, as suspeitas de corrupção na compra de vacinas subiram a rampa do Palácio do Planalto.
...
“Querem me punir por exercer meu direito constitucional à liberdade de expressão.
A decisão sequer menciona em que momento da minha fala eles consideram que houve falta de verdade.
Vou recorrer e a justiça vai prevalecer, nem que eu precise ir às instâncias judiciais”, afirmou a servidora, nesta segunda.
...